Pai das Pin ups: Gil Elvgren

Gil Elvgren 
Gillette A. Elvgren foi o maior ilustrador de pin ups do século XX, e o meu preferido dentre todos! Com uma carreira de mais de 40 anos se consolidou como um mestre em retratar a beleza feminina. Elvgren participou University High School. Após a formatura, ele começou a estudar arte na Minneapolis Institute of Arts . Em seguida, ele se mudou para Chicago para estudar na Academia Americana de Arte . Ele se formou na Academia durante a depressão na idade de 22.

Suas Pin ups possuem uma beleza atemporal, visto que mesmo que tragam o teor de uma época, em virtude das roupas ou penteados, elas nunca deixarão de ser apreciadas. Embora Gil Elvgren fora injustamente considerado por muitos anos como um artista meramente comercial, hoje o trabalho desse norte-americano é exposto e reverenciado em galerias de todo o mundo. A fama de comercial se deveu ao fato de que a maioria de seus desenhos eram criados para ilustrar campanhas publicitárias, como as propagandas da Coca-Cola, portando não julgados como arte. Acredito eu que injustamente!

O interessante é que as belíssimas pin ups não era totalmente fruto da imaginação de Gil Elvgren. Ele usava modelos reais. Seus estereótipos prediletos eram modelos com testa alta, bochechas salientes, olhos ligeiramente afastados, orelhas pequenas, nariz arrebitado, seios bem feitos sem exageros, pernas torneadas, sem falar da sua fixação por meia calça. Os pincéis de Elvgren, com seus sofisticados traços provavelmente provenientes da art-nouveau, ajudavam a aperfeiçoar ainda mais as pin ups, muitas vezes afinava ainda mais a cintura, aumenta o busto, dando mais sinuosidade ao corpo, no rosto deixava o nariz mais arrebitado além de preencher mais os lábios. O resultado era perfeito! Confira abaixo as imagens que selecionamos do artista, e apreciem a plêiade de expressões e poses que a sensibilidade artística de Gil Elvgren conseguiu capturar.
 Por Rafaela Barreto















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Também adoro o trabalho dele.
    Pin Ups me inspiram... ai se tivesse nos anos 50...
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir